[google-translator]

Projeto Colaborativo Capacite o Treinador sobre Prevenção e Rastreamento do Câncer do Colo do Útero e do Câncer de Mama

December 6th, 2019 in Board in Action, ISNCC Projects

Inglês Espanhol

Em 2014 a Sociedade Internacional de Enfermagem Oncológica (ISNCC) em colaboração com a União Internacional para Controle do Câncer (UICC) desenvolveram um currículo sobre prevenção e rastreamento do câncer do colo do útero para ser instituído como o programa “Capacite o Treinador”, na América Latina. Mais de 100 enfermeiras participaram desse programa inicial e, devido ao seu êxito, a ISNCC em parceria com a Sociedade Americana de Cancerologia (ACS) criaram os módulos “Capacite o Treinador” no rastreamento do câncer de mama para ser aplicado em conjunto com o programa do colo do útero. A equipe do projeto desenvolveu seis módulos principais sobre câncer do colo do útero e de mama, incluindo

  • Programas de Prevenção e Controle
  • Mobilização da Comunidade
  • Educação e Aconselhamento
  • Vacinação contra HPV
  • Rastreamento e Tratamento de Lesões Precursoras do Colo do Útero
  • Detecção precoce, rastreamento e diagnóstico de câncer de mama
  • Diagnóstico e Tratamento do Câncer Invasivo do Colo do Útero
  • Cuidado Paliativo
  • Detecção precoce, rastreamento e diagnóstico de câncer de mama

O objetivo principal do Programa “Capacite o Treinador” é capacitar enfermeiras, parteiras e agentes comunitários de saúde no rastreamento do câncer de mama e do colo do útero na América Latina e, até o momento desse registro, mais de 1200 enfermeiras de 15 países participaram do programa. Um total de 428 enfermeiras concluíram o programa ministrado pela equipe integrante do projeto e puderam concorrer a pequenos subsídios para ministrar o treinamento em suas comunidades locais. Aquelas beneficiadas da Colômbia, México e Brasil realizaram com sucesso o programa para 799 enfermeiras. Uma nova rodada de pequenos financiamentos foi fechada recentemente e os participantes serão comunicados do resultado em um futuro próximo.

O programa é flexível e foi adaptado através de um processo interativo após grupos focais, revisão de literatura e avaliações de programas individuais, para permitir um conteúdo sob medida e atender aos requisitos específicos de cada país ou comunidade local. A equipe do projeto fez a capacitação de duas formas (um dia e dois dias de atividades) e as avaliações após seis meses demonstraram a integração do programa na prática clínica das enfermeiras.

As enfermeiras revelaram nessa avaliação que promovem liderança em sua comunidade de saúde por meio da replicação do programa localmente e especialmente na educação de agentes comunitários de saúde, mulheres, enfermeiras e outros profissionais de saúde.

A equipe do projeto continua trabalhando em oportunidades para disponibilizar o programa a mais enfermeiras em toda a região e o conteúdo de cada módulo está sendo desenvolvido em webinars, que estarão disponíveis nos idiomas Espanhol e Português no site da ISNCC.